domingo, 27 de maio de 2012

O cidadão frente uma nova sociedade



Fala aí galera do Perspectiva M! Ao longo deste post, discutiremos brevemente o futuro que as mídias sociais estão tomando e qual o posicionamento da sociedade para com essa situação. Para isso, nos basearemos no texto “A mídia somos nozes” de Eric Messa.
Ao longo do seu texto, o autor nos apresenta a realidade que nos encontramos: um mundo em que a informação flui em uma velocidade absurda e a todo momento, criando uma leve sensação de obrigação em estar informado e por dentro de tudo que está acontecendo. As mídias sociais, hoje em dia, assumiram um papel imaginário de uma imensa mesa de discussões que une o mundo todo. As informações dispostas nos meios digitais são dos mais variados assuntos e a qualquer momento pode-se abrir um novo debate ao redor de uma questão que tenha se destacado no meio de tantas outras. Como bem lembrou o autor, a notícia da queda do Airbus A320 no rio Hudson em NY foi dada por um usuário do Twitter  antes de chegar nos veículos tradicionais de massa.
Ao mesmo tempo, temos uma sensação de que perdemos o controle da informação, marcas se mostram reféns dos usuários dessas mídias tanto como formadores de uma personalidade, como possíveis dissipadores de uma imagem desagradável. Dessa forma, nos deparamos com um fogo cruzado em que a qualquer momento podemos ser atingidos com uma nova informação, que ainda nos oferece total liberdade para nos aprofundarmos ou não no assunto dependendo do que se trata.
Os assuntos, por sua vez, passam a se construir e estruturar a partir dos próprios usuários desses meios, ou seja, como bem disse Eric, “a mídia somos nozes”, afinal,  somos nós que propagamos e criamos as notícias do dia-a-dia.  Os documentários e jornais ao longo do dia dificilmente irão divulgar uma notícia que ainda não tenha sido alvo de comentários por esses redes sociais, portanto, o cidadão se encontra quase no papel de um jornalista, de a partir de uma informação obtida criar uma notícia e divulgar para as pessoas. Dessa forma, aumenta-se ainda mais a responsabilidade de um cidadão para com sua sociedade, pois este, ao divulgar uma informação pode estar tanto salvando uma vida como te chamando para salvar a dele.
Para encerrar, ressalto ainda a necessidade de enxergarmos essas oportunidades que a Modernidade nos oferece da maneira correta e que seja usada sempre para um bem maior, ao invés de torna-las simples diários como muitos fazem. Precisamos entender que essas redes sociais estão aí para algo maior do que simplesmente servir de bloco de notas de alguém, é preciso cidadãos ativos e conscientes de suas responsabilidades, para assim, termos nosso olhar limpo de uma visão ideológica e controlada que é transmitida na maioria das mídias de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário