A realidade aumentada é a utilização de uma imagem em 2D, geralmente em preto e branco, que funciona como um código para ativar uma ação em 3D digital. Esta ação foi introduzida recentemente para a publicidade, sendo assim ainda pouco utilizada. Mas por utilizar-se de recursos digitais e por ser interativo com o consumidor, chama a atenção principalmente da geração mais jovem.
Esta inovação é similar ao QR Code, que
através de um código impresso e a captação pelo dispositivo móvel, um conteúdo
em 3D ou uma animação é ativado na tela.
Encontramos um bom exemplo da
realidade aumentada na publicidade para mostrar como funciona. A marca de
relógio suíça Tissot, lançou um aplicativo de realidade aumentada no seu site
que permite que os usuários experimentem modelos do relógio em 3D online.
Também disponibilizam uma atividade interativa com características inovadoras
da marca. Para poder ativar este recurso, os consumidores precisam recortar o
relógio com o código do anúncio e colocá-lo no pulso, em frente a webcam. Dessa
forma, será possível que o consumidor visualize os diferentes modelos em seu
pulso.
A idéia da realidade aumentada aqui no
Brasil ainda é muito nova, com isso pode ter certos problemas quanto à propagação
dessa publicidade. As pessoas nem sempre são motivadas a guardar um anúncio
para levá-lo ao computador, ou as vezes não entendem como funciona a ação. No
entanto, como vivemos numa era digital, acreditamos que é uma idéia
interessante e que ainda vai ter muita repercussão.
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