Dentre
tantas redes sociais presentes em nosso meio, você já deve ter ouvido falar do
Foursquare, não? Ou ao menos visto alguém “dizendo” que está em determinado
lugar como restaurantes, bares, faculdades, parques, enfim, todos os tipos de
lugares.
Este, é um aplicativo para celulares, criado em 2009, que
funciona de uma maneira muito simples: A pessoa procura o lugar que ela está no
aplicativo e faz “check-in” neste lugar, ganhando pontos por isso, ou, quando o
lugar não existe, ela cria e ganhando mais pontos. Quando a pessoa é a que mais
faz check-in nesse lugar, pode se tornar “prefeita” do mesmo e ganhar mais
pontos por isso, por exemplo, quando outras pessoas dão check-in neste lugar
com ela.
Ao ver a expansão deste aplicativo no mercado, diversos
estabelecimentos se tornaram sócios e promoviam ofertas para os prefeitos
desses lugares. Por exemplo, alguns restaurantes se associaram e publicaram no
espaço para “ofertas” do aplicativo, que, aquele que fosse o prefeito, teria
15% de desconto na conta, ou então, o prato de sobremesa ou entrada por conta
da casa. Ou seja, dessa maneira, os estabelecimentos atraiam os clientes para
frequentarem cada vez mais aquele lugar e ganharem as ofertas, criando assim,
uma disputa entre as pessoas.
Um bom e bem sucedido exemplo do uso deste aplicativo,
realizado pelo McDonald’s no ano de 2010, pode nos ilustrar uma das inúmeras
formas de aplicá-lo no universo da publicidade. Aproveitando o dia do
Foursquare Day, uma ação do aplicativo realizada no dia 16 de abril daquele
ano, a empresa passou a distribuir aleatoriamente cupons de 5 a 10 dólares para
quem desse check-in em algum McDonald’s. O foco da campanha em si não era o
aumento nas vendas, mas o número de check-ins realizados, o que para o diretor
de mídias sociais da empresa, Rick Wion, equivalia a uma pessoa entrando no
restaurante. O resultado da campanha foi um aumento de clientes de 33% em um
dia, apenas com um projeto piloto que custou apenas mil dólares à rede de
fast-food.
Pensando em um universo brasileiro, este próprio exemplo do
McDonald’s, pode servir de diretriz para algumas empresas alimentícias de
aprendizado para como utilizar este aplicativo de maneira rentável. Porém, não
devemos nos prender à uma só ideia e forma de se utilizar mais uma ferramenta
no universo da publicidade, afinal, neste universo, o grande desafio é inovar,
e os limites.... Existem? Enfim, não só os restaurantes podem usar, mas
qualquer empresa que enxergue este aplicativo de uma forma criativa e útil para
o mercado em que atua, e desta forma fazer a diferença e conquistar seu espaço
na mente do consumidor, o sonho de toda marca.
Sendo assim, os publicitários têm o Foursquare como uma
nova ferramenta para divulgação e promoções em prol de suas marcas. Este
aplicativo veio de forma inovadora, mas para aqueles que simplesmente “olham”
para as coisas pode não parecer algo interessante ou então uma boa aposta.
Porém, imagine que se em um dia o McDonald’s conseguiu um aumento de clientes
de 33% com uma simples promoção, o que não podemos ganhar com um projeto bem
elaborado e de longo prazo? As oportunidades e ferramentas estão ao nosso
dispor, basta sabermos como usá-las. Por isso que devemos abrir os olhos para
todas que nos rodeiam, não apenas flutuarmos sobre as ondas, mas saber como
surfá-las. Portanto preste atenção! Um simples check-in pode lhe valer uma
presidência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário