sexta-feira, 16 de março de 2012

Foursquare, O que?????


           Dentre tantas redes sociais presentes em nosso meio, você já deve ter ouvido falar do Foursquare, não? Ou ao menos visto alguém “dizendo” que está em determinado lugar como restaurantes, bares, faculdades, parques, enfim, todos os tipos de lugares.
Este, é um aplicativo para celulares, criado em 2009, que funciona de uma maneira muito simples: A pessoa procura o lugar que ela está no aplicativo e faz “check-in” neste lugar, ganhando pontos por isso, ou, quando o lugar não existe, ela cria e ganhando mais pontos. Quando a pessoa é a que mais faz check-in nesse lugar, pode se tornar “prefeita” do mesmo e ganhar mais pontos por isso, por exemplo, quando outras pessoas dão check-in neste lugar com ela.
Ao ver a expansão deste aplicativo no mercado, diversos estabelecimentos se tornaram sócios e promoviam ofertas para os prefeitos desses lugares. Por exemplo, alguns restaurantes se associaram e publicaram no espaço para “ofertas” do aplicativo, que, aquele que fosse o prefeito, teria 15% de desconto na conta, ou então, o prato de sobremesa ou entrada por conta da casa. Ou seja, dessa maneira, os estabelecimentos atraiam os clientes para frequentarem cada vez mais aquele lugar e ganharem as ofertas, criando assim, uma disputa entre as pessoas.
Um bom e bem sucedido exemplo do uso deste aplicativo, realizado pelo McDonald’s no ano de 2010, pode nos ilustrar uma das inúmeras formas de aplicá-lo no universo da publicidade. Aproveitando o dia do Foursquare Day, uma ação do aplicativo realizada no dia 16 de abril daquele ano, a empresa passou a distribuir aleatoriamente cupons de 5 a 10 dólares para quem desse check-in em algum McDonald’s. O foco da campanha em si não era o aumento nas vendas, mas o número de check-ins realizados, o que para o diretor de mídias sociais da empresa, Rick Wion, equivalia a uma pessoa entrando no restaurante. O resultado da campanha foi um aumento de clientes de 33% em um dia, apenas com um projeto piloto que custou apenas mil dólares à rede de fast-food.
Pensando em um universo brasileiro, este próprio exemplo do McDonald’s, pode servir de diretriz para algumas empresas alimentícias de aprendizado para como utilizar este aplicativo de maneira rentável. Porém, não devemos nos prender à uma só ideia e forma de se utilizar mais uma ferramenta no universo da publicidade, afinal, neste universo, o grande desafio é inovar, e os limites.... Existem? Enfim, não só os restaurantes podem usar, mas qualquer empresa que enxergue este aplicativo de uma forma criativa e útil para o mercado em que atua, e desta forma fazer a diferença e conquistar seu espaço na mente do consumidor, o sonho de toda marca.
Sendo assim, os publicitários têm o Foursquare como uma nova ferramenta para divulgação e promoções em prol de suas marcas. Este aplicativo veio de forma inovadora, mas para aqueles que simplesmente “olham” para as coisas pode não parecer algo interessante ou então uma boa aposta. Porém, imagine que se em um dia o McDonald’s conseguiu um aumento de clientes de 33% com uma simples promoção, o que não podemos ganhar com um projeto bem elaborado e de longo prazo? As oportunidades e ferramentas estão ao nosso dispor, basta sabermos como usá-las. Por isso que devemos abrir os olhos para todas que nos rodeiam, não apenas flutuarmos sobre as ondas, mas saber como surfá-las. Portanto preste atenção! Um simples check-in pode lhe valer uma presidência!

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