domingo, 6 de maio de 2012

O vento está a nosso favor!

 Como diria nosso amigo Gil Brother: “Bom dia, boa tarde, boa noite galácta!”

No post de hoje vamos debater rapidamente sobre um novo aplicativo que está se espalhando pelos celulares das pessoas, Waze. Se você já conhece e compartilha dessa “mão na roda”, sabe como funciona e como pode fazer a diferença naqueles momentos de desespero no trânsito.

                Esse aplicativo funciona a partir de seus usuários, que conforme trafegam pelas ruas da cidade, irão sinalizando se determinada rua está com algum acidente, obra, ou enfim, algo que possa atrapalhar o fluxo dos carros. Naqueles momentos de indecisão por qual caminho devemos seguir, alguém pode ter alguma dica para nos dar através do aplicativo Waze, nos ajudando então a fazer a melhor escolha.

                Podemos relacionar este aplicativo com o conceito de Crowdsourcing, conhecem? O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza os conhecimentos coletivos e voluntários distribuidos pela internet de maneira inteligente, afim de criar um novo conteúdo que possa servir de solução para problemas do dia-a-dia. Essa vantagem de estar presente no cotidiano das pessoas, faz com que a mão-de-obra seja barata, por se utilizar dos próprios usuários que se tornam ativos e produzem um novo conteúdo. Como disseram Tapscott e Antony Williams no Wikinomics, as novas “armas de colaboração em massa”, faz com que as pessoas criem de maneira conjunta esta nova informação, coloborando umas com as outras com as informações disponibilizadas.

                Temos então, mais um aplicativo em nossas mãos para colaborarmos uns com os outros e nos tornarmos usuários ativos, ao invés de outro simples funcionários deste “sistema de máquinas” que mergulhamos no mundo da Mordernidade. Parece que os Deuses da Modernidade estão nos mostrando mais um caminho para seguir baseado em ajuda entre as pessoas e compartilhamento de informações em um universo que não podemos ficar desatualizados nem um momento. Se todos os marinheiros de plantão em meio a este oceano de carros que enfrentamos hoje em dia puderem levantar suas bandeiras, teremos o vento a nosso favor e alguém em alerta para um possível tsunami. Portanto, issem suas velas!

Yo-Ho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário