domingo, 22 de abril de 2012


A sociedade encontra-se em um ambiente em que grande parte da comunicação está voltada para a internet e as redes sociais, de forma que o maior núcleo de consumidores seja composto de jovens com acesso fácil a tudo. Tendo em mente este contexto, é possível entender o surgimento de novas formas de publicidade que se adaptam ao cenário em foco.
Uma delas chama-se Comunicação Integrada, e apresenta uma forma singular e interativa de repercutir uma mensagem. Já que o consumidor contemporâneo é aquele que está “em todo lugar” e tem a possibilidade de acessar muitos veículos ao mesmo tempo,  a Comunicação Integrada oferece essa interação com diferentes meios. Ela é formada por ações com diferentes formas, em diversos meios e com diferentes conteúdos. Ao ligar estes pedaços, a mensagem formada é uma só. O foco não está no meio escolhido para veiculação, mas sim na idéia que está sendo repercutida e no receptor da mensagem.
Esta ação também aproxima-se muito de “Transmedia”, conceito trabalhado por Henry Jenkins, professor de comunicação e jornalismo na USC. Este método oferece ao consumidor uma experiência mais rica, já que a interconexão de conteúdo faz com que a narrativa torne-se mais complexa. Tendo como referencia o livro Onipresente de Ricardo Cavallini, o objetivo da Transmedia é  “criar diversos níveis de imersão para os fãs se aprofundarem de acordo com o desejado”. Apesar de serem voltadas e disponíveis para a massa, acabam atingindo apenas uma parcela da sociedade, os mais engajados e interessados no conteúdo proposto.
O game Mortal Kombat fez uma ação de Transmedia Storytelling no ano passado ao lançar seu novo produto. Diversos conteúdos, especialmente vídeos, foram aos poucos sendo lançados na internet para atrair a atenção de seus fãs.
Acredito que a ação de Transmedia seja interessante. Se assemelha à Realidade Aumentada ou QR Code por requerer um engajamento maior do consumidor. Se a ideia é atingir um nicho específico, é uma forma eficaz de propagar conteúdo. É o tipo de ação que faz com que os consumidores comentem a respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário