terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um caminho para a liberdade.


Olá pessoal do Perspectiva M!

Vilém Flüsser
            Neste post, discutiremos brevemente o que seria a filosofia da fotografia e qual a sua finalidade. Para isso, nos basearemos no texto “A urgência de uma filosofia da fotografia” de Vilém Flüsser, em que o autor nos expõe a necessidade de uma filosofia da fotografia que se sustentaria a partir de quatro conceitos-chave: imagem, aparelho, programa e informação
Primeiramente, Flüsser coloca a fotografia no chão da circularidade, pois todos os conceitos-chave não trabalham com o pensamento causal e linear, basta pensarmos nas imagens, que “são superfícies sobre as quais circula o olhar”, ou seja, olhamos diversas vezes a imagem para entendê-la e reparar em cada detalhe, mas não saímos desse plano da imagem, é como se ficássemos presos às molduras que deveriam “prender” apenas a imagem. Como diz Flüsser, “Situações improváveis surgem ao acaso, de vez em quando. Mas retornarão, necessariamente, para a tendência, rumo à probabilidade”, ou seja, quando algo novo surge, podemos ficar chocados e surpresos em um primeiro momento, por ser algo que nosso olhar/pensamento ainda não estava acostumado, mas com o passar do tempo e a repetição contínua dessa “novidade”, aquilo não mais confronta com nosso olhar, pois nos acostumamos, tornando-se assim algo supérfluo e comum. Quando a fotografia surgiu, tudo era inovador, porém, com sua grande reprodução, foram-se criando modelos que hoje em dia estão cristalizados no inconsciente de cada um, por exemplo, quando vamos tirar uma foto em família, todos nos abraçamos e sorrimos para demonstrar união e alegria, ou seja, fazemos isso inconscientemente, mas comprovamos a cristalização de um modelo fotográfico.
Modelos fotográficos estão  cristalizados no inconsciente do Homem como ,por exemplo, uma foto em família com todos unidos  e sorrindo,demonstrando alegria.
Nos dias de hoje é ainda mais difícil encontrarmos situações improváveis, e quando encontradas, ao acaso, são sedimentadas muito mais rápido devido à imensa reprodutibilidade técnica, que faz com que tudo caia no comum e óbvio, ou seja, na circularidade de um sistema.
            Por nos basearmos nesses modelos e aparelhos como forma de ver o mundo e pensá-lo, chegamos ao ponto de “pensar” como computadores, de maneira óbvia e circular. Para Flüsser uma filosofia da fotografia deveria, não se utilizar da máquina em si para ver o mundo, mas ter a finalidade de uma “Crítica do funcionalismo”. O autor demonstra que essa filosofia deveria repensar a questão da liberdade, de modo a pensar: “se tudo é produto do acaso cego, e se tudo leva necessariamente a nada, onde há espaço para a liberdade?” Ninguém melhor para responder essa questão do que as próprias pessoas que vivem esse totalitarismo dos aparelhos em miniatura, agentes desse “setor terciário”, assim chamado por Flüsser, em que o importante não é a fotografia em si, mas o jogo de símbolos e informações colocadas em cada imagem, os fotógrafos. Dessa maneira, esses se dizem livres e “protótipos do novo homem”, pois, teoricamente, não estão fixos à esses modelos da fotografia, têm o livre direito de selecionar e organizar como quiserem a informação de cada imagem. O autor então, nos propõe que, para ter liberdade com as máquinas precisamos “jogar contra o aparelho”, ou seja, temos que ir contra os padrões já estipulados pelo mecanismo, e inverter uma situação que muitos de nós não percebem: dominar as máquinas ao invés de ser dominados.
            Dessa forma, o que pretende-se com uma filosofia da fotografia, seria tornar este ato algo conscientizado, para que não sejamos reféns dos modelos que nos são impostos e possamos clarear a caixa preta das máquinas. Ou seja, que entendemos seu real funcionamento e que esteja esse ao nosso dispor, e não o inverso, pois sem ela, como diz Flüsser: “... jamais captaremos as aberturas para a liberdade na vida do funcionário dos aparelhos”. Devemos, portanto, refletir sobre as possibilidades de ser livre em um mundo dominado pelos aparelhos, sendo guiados por uma filosofia da fotografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário