quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Além de ser vitrine de empresas

      
Olá queridinhos,
         Hoje vamos falar sobre marcas, que é um assunto que eu acho bem agradável e super interessante.
Marca, segundo a A.M.A.(American Marketing Association), é um nome, termo,símbolo,desenho ou uma composição que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los da concorrência. Com isso, a marca se torna um facilitador de processos decisórios.
         Mas, além disso, a marca representa a empresa, ou seja, é a presença da empresa no mercado. Portanto, é algo extremamente importante e que deve ser tratado com MUITO cuidado, afinal, elas constroem impérios e status, além de darem credibilidade para as empresas.
         As marcas não agem positivamente somente para as empresas. Atualmente, elas agem positivamente para as suas nações também, e se transformaram em verdadeiras "embaixadoras de seus países de origem"como diz Francesc Petit. Afinal, prestigiam a imagem de seus países,  que muitas vezes não tem uma política de governo bem avaliada, enquanto suas grandes marcas tem, sim!
Na Alemanha, por exemplo, temos a Mercedez Benz,Bayer e Volkswagen,  que dão a noção de excelência e qualidade para o povo alemão.
Na Inglaterra, há marcas como Rolls - Royce,Shell e British Airways, que engrandecem os britânicos.

Na Itália,um país que possui uma historia de política á arte, há a marca Ferrari,que é a mitologia do automobilismo, além de Fiat, que é a união de tecnologia com design. Além disso, marcas como Armani,Alessi,Olivetti,entre outras, são as verdadeiras vitrines do país.
A França, famosa por perfumes, vinhos e costureiros , também tem marcas como o Alcatel Alsthom,Matra,Airbus e Coco Chanel que mostram um país poderoso e tecnologicamente avançado.



As marcas muitas vezes fazem mais pelos seus países do que muitos governos e  ministérios de relações internacionais, porque, de fato, elas acabam se tornando vitrines e referências de suas nações de origem, assim dando características e noções positivas para seus países. Isso apenas prova como o marketing das marcas tende a crescer e se tornar cada vez mais poderoso e grande.

Um comentário:

  1. Posso adicionar que, muitas vezes, o país que dá a credibilidade à marca. No processo de avaliar as alternativas pré-compra, em alguns casos, o consumidor assimila alguns países a uma imagem de qualidade para alguns produtos. Esse é o caso da Toyota, que por ser do Japão passava a idéia de qualidade, avanço e modernidade mesmo antes da marca possuir essa imagem consolidada no mercado, isso também ocorre com carros da Alemanha, por exemplo; Outro exemplo seria os produtos vindos da Suíça, país que passa a ideia de perfeccionismo e qualidade também. Assim, pode-se dizer que em muitos casos as empresas usam da imagem do país de origem para divulgar a marca e consolidar a imagem desta no mercado, o interessante é que essa analogia, em alguns casos, é percebida e influenciam os consumidores.

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