domingo, 9 de outubro de 2011

Nome simples, mas sofisticado!

Capa do Livro - Faça Logo uma Marca
Estou lendo um livro muito bom do Francesc Petit, o “P” da DPZ ,que é uma agencia publicitária com mais de 40 anos de sucesso que tem como objetivo de sempre inovar o campo da publicidade brasileira.Dentre os sucessos que a DPZ criou estão o franguinho da Sadia,o garoto da Bombril,o baixinho da kaiser e o Alfredo do papel higiênico Neve . Petit é um publicitário de altíssimo escalão e pintor. É catalão naturalizado brasileiro e pai de Julia Petit blogueira de moda. (Blog Julia Petit )

                O livro se chama "Faça logo uma marca", e trata de marcas em um contexto geral, citando marcas famosas feitas por Petit. O livro é interessante e curioso, principalmente para publicitários – ou futuros publicitários, como eu –que respiram e vivem as marcas.


                Como estou gostando muito desse livro, separei algumas partes que considerei interessantes e relevantes, e pretendo montar matérias para meus queridos leitores também ficarem sabendo de tudo e, quem sabe, também se interessarem pelo trabalho de Petit!
Logo da marca Gol feito por Petit.

                 O primeiro caso que escolhi é o da marca GOL Linhas aéreas Inteligentes.


                Ao criar a marca, tudo o que Petit sabia era que se tratava de uma companhia aérea nova e que o nome seria Gol. Contudo, achou o nome simples demais e a solução encontrada foi criar um segundo "O" para o nome (GOOL), deixando-o mais dinâmico, musical e rápido. A segunda parte do processo foi escolher a cor da marca, tarefa complicada dado que as cores de marcas de aviação beiram somente o vermelho e azul. Petit queria algo inovador, que chamasse atenção e fosse alegre, e, baseado na marca "Orange" de telefones celulares da Inglaterra, escolheu a cor laranja.

                Tendo nome e cor, só restava planejar e fazer o design da marca. Trouxe então à tona sua veia artística e com um pincel escreveu Gol: "Escrevi o nome como se fosse a minha assinatura, para ser único, a marca do Francesc Petit.". Criada a marca, a preocupação foi de aplicar o logo e cor no visual dos jatos, ônibus, uniformes, assentos e etc.. Petit teve a ideia de pintar as caudas das aeronaves de laranja; atitude, na época, inovadora – atualmente, as outras grandes marcas também aderiram ao “charme”.

Aeronave com o cauda laranja - Ideia de Petit
                 E com isso a marca Gol foi criada, sendo seu texto "Gol. Linhas Áreas Inteligentes", criado pelo atual diretor de criação da DPZ, Fernando Rodrigues. Hoje a Gol é uma das companhias mais importantes do Brasil, criada por Francesc Petit a partir de um nome simples e sem recursos teatrais no próprio logo da marca. Com isso , percebe-se que a Marca é algo importantíssimo para uma empresa e que necessita uma atenção especial na hora de ser criada e , também, ao longo de sua existência, afinal é a partir dela que a empresa será representada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário