O código QR é uma imagem em 2D que ao ser capturada por um smartphone transforma-se em uma animação ou conteúdo digital exibida na tela do celular. (Referência: QR code Blog) Ultimamente o QR code tem sido utilizado de diversas maneiras, de tatuagens interativas à publicidade. Na publicidade o maior objetivo é estimular uma relação interativa entre consumidor e marca.
A imagem em 2D pode ser lida tanto em vertical como horizontal permitindo que os anunciantes utilizem todo o espaço necessário e criativo do código. Embora seja uma forma inovadora e tecnológica de anunciar, pesquisas indicam que apenas 6% dos proprietários de smartphones utilizam este recurso. Assim como a realidade aumentada, alguns consumidores ainda não sabem como fazer o QR code funcionar ou simplesmente não são motivados o suficiente para testar a função.
Observamos um case que teve grande repercussão e aumentou a visibilidade do QR code. Em um festival de música, a Leo Burnett lançou uma ação publicitária para a Heineken. O maior objetivo era “quebrar o gelo”, ou seja, facilitar a interação social entre as pessoas que assistiam ao festival. Criou uma tenda que produzia QR codes personalizados pelo consumidor e que viravam adesivos para serem colados aonde quisessem (camisas, bonés, etc.). As pessoas se divertiam fotografando os códigos dos outros e descobrindo a mensagem de cada um.
O QR code já é uma proposta interativa para o consumidor por si só, mas a Leo Burnett e a Heineken foram além da relação “consumidor e marca”. Ela promoveu a interação entre consumidor e consumidor, resultando em uma diversão estimulada pela marca anunciante. Pessoas do mundo inteiro comentaram sobre esta ação por ser inovadora, criativa e divertida.
Isto mostra que o QR code tem grande potencial no mundo publicitário se usado de forma diferenciada. Além de tudo, a tecnologia ainda tem muito espaço para crescer na publicidade.
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