Olá queridos! Hoje vou mostrar para vocês algumas publicidades para grandes causas, onde o apelo é praticamente dramático ou racional. Sendo o apelo dramático algo denso, em que o foco é no exagero causando medo, receio ou impacto nas pessoas, e racional é algo objetivo', em que o foco é nas informações ou no raciocínio lógico.
Sendo o foco nesses dois apelos( dramático e racional) os anúncios se tornam bem impactantes, mas bem inteligentes também,tendo umas "sacadas" e ideais, que eu realmente tiro o chapéu, porque muitas vezes é algo básico ou banal e que ficou fantástico da forma que foi usada na propaganda e demais para a propostas e objetivo delas. Abaixo segue as peças publicitárias, e os comentários.
->Achei tão simples a idéia do arame farpado como meia, mas ao mesmo tempo tão sofisticada, porque a meia nos lembra cabarés antigos e na hora você associa com prostituição, que é o que a publicidade quer.
->A questão da marca de "sangue" ou de tiro fazendo uma comparação,metáfora com a manchinha vermelha que as mulheres indianas usam nessa região do rosto, foi uma percepção genial, o anúncio fica sutil mas passando direitinho a mensagem que quer.
->Adorei o desenho da arvore que lembra completamente a imagem que temos da bomba atômica no Japão, ou seja será fatal do mesmo jeito que foi no Japão.
->Um design básico, mas extremamente chocante, chega ate deixar incomodados ou invadidos quando vemos essa imagem.Única coisa que eu acho é que o desenho deveria deixar mais claro que é uma criança.
->Não podia faltar! Afinal,é o assunto mais falado do momento! Eu achei super inteligente a boca da garrafa de vinho no lugar da arma, na foto.Deixa o anuncio extremamente direto, e o fato de só ter a imagem e uma pequena frase, causa um impacto bem maior. Inteligente também porque exemplifica a frase que todos falam "carro na mão de quem bebe, é uma arma!"
->O raio-x com o cinto de segurança no lugar da coluna vertebral, diz tudo. Afinal a coluna é algo extremamente importante, e que todos tem medo de que algo aconteça com ela, pelo fato de que as conseqüências são gravíssimas, portanto a publicidade pega em um ponto fortíssimo para promover o cinto, e sendo assim promove a segurança
->Essa é a minha preferida! É uma foto simples,básica que já faz parte do repertório de qualquer um, a não ser pelo pequeno detalhe de que o braço não é da mulher fazendo "shiu",e sim de um homem, obviamente o homem que bate nela e a obriga ficar calada. É simplesmente perfeita, com uma imagem simples,gera indignação em quem vê , sendo esse o objetivo do anunciante.
->Esta já é mais conhecida, mas simplesmente não tem o que comentar dessa imagem! É chocante, e faz você parar pensar "Nossa, realmente, não existem velhos drogados", o que nos leva a conclusão de que droga leva a morte o mais rápido possível. Ou seja o objetivo do anúncio é mais do que alcançado.
Tambéém acho incrível esse tipo de publicidade ... simples, direta e que nos faz pensar muitoo !!
ResponderExcluirTa muito legall seu blog maaa =) !!
by pati.
Gostei muito deste post! O do abuso infantil realmente é bem perturbador.
ResponderExcluirGentee, no anúncio da indiana eu falei "manchinha" e acredito que foi meio desrespeito! e gracas a ajuda de um leitor, ele me mandou exatamente o que significa a manchinha e como ela chama! aqui está:
ResponderExcluirO nome é Bindi! Achei isso na internet que explica um pouco: “Quando uma mulher usa um bindi, sua beleza se multiplica mil vezes”. É o que diz um provérbio hindu. Este adereço tem grande importância para beleza da mulher indiana, não sendo apenas mais um enfeite, mas agregando diversos significados. A palavra bindi vem do sânscrito bindu, que significa ponto, gota e é conhecido como o terceiro olho !!
aqui tem um site que explica mais coisinhas e mais detalhes sobre a Bindi!!http://pt.wikipedia.org/wiki/Bindi_(maquiagem_indiana)
beijos
Adorei as imagens, recentemente escrevi um artigo sobre a situação da mulher na Índia, é algo absurdo.
ResponderExcluirhttp://caixa-de-pandora-oba.blogspot.com.br/2013/01/situacao-da-mulher-na-india-machismo.html